segunda-feira, 9 de março de 2009

Presidente do Barcelona, dá sua 1ª entrevista no blog do clube

Blogger: Razão que leva a abraçar este projecto do Barcelona

Presidente Barcelona Tarrafal (BT): Primeiramente por ser sócio/simpatizante do clube e, amante do desporto. Em segundo lugar, por ser filho deste concelho não podia recusar um convite para servir o meu clube e ajudar com a marca Barcelona, enaltecer o nome do concelho e também não defraudar as pessoas que confiaram em mim e convidaram-me a dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido pelas direcções anteriores.

Blogger: Quais os objectivos dessa direcção com este projecto?

O objectivo primário que norteiam as actividades desta direcção encabeçada por mim, vai ser o saneamento financeiro da instituição, tentando criar meios para o fazer andar com os seus próprios pés tornando-a cada vez mais credível. Criando uma base sólida, não só no aspecto financeiro, patrimonial como também desportivo, acompanhado o crescimento do clube que vem acontecendo desde a sua fundação.


Blogger: O que leva a liderar esta lista vencedora para dirigir Barcelona, misturado com pessoas dentro e fora de Tarrafal?

Presidente BT: Acho que neste mundo globalizado não podemos e não conseguiremos separar das pessoas que partilham os mesmos objectivos, independentemente do espaço/localização geográfica donde elas são. E encontrá-las, já é ser um afortunado. Na minha direcção, tentamos conciliar todas as sensibilidades e vontades, desde que nessas pessoas, têm a disponibilidade de juntos enaltecermos a marca Barcelona.

Blogger: Quais são as principais actividades a serem realizadas por esta direcção?
Presidente BT: Neste momento, a nossa preocupação vai para o futebol. Como é do conhecimento público, anteriormente o clube, para além do futebol, tinha o andebol e o Boxe. Neste momento estamos a levar a cabo o saneamento financeiro do clube, organizar internamente a instituição, dando mais visibilidade ao futebol. No futuro, tentaremos reactivar as outras modalidades.

Blogger: Quais os objectivos neste campeonato de futebol?

Presidente BT: Neste momento já conseguimos o nosso grande objectivo, que é ter uma grade equipa de futebol. Quando falo numa grande equipa, não estou a referir a 11 homens a correr atrás da bola. A nossa preocupação consiste, sobretudo em construir um grupo de homens que identificam com a estrutura e a filosofia do clube e, em todo momento/lugar, saber dignificar e enaltecer o nome e a marca Barcelona. Em segundo lugar, os resultados desportivos. Neste momento já passamos à segunda fase e agora é deixar os nossos atletas sonharem e, diga-se de passagem ,em abono da verdade tem correspondido e muito bem.

Blogger: Como vê o futebol no interior de Santiago?

Presidente BT: Acho que na região norte, estão criadas e estão a ser criadas cada vez mais as condições para termos grandes equipas. Interior de Santiago, sempre teve bons praticantes e, agora mais do que nunca, com as infra-estruturas que estão a ser construídas nos municípios, campos relvados de qualidade igual ou superior aos outros pontos, polidesportivos, pensamos que estão reunidas todas as condições para disputarmos de igual modo com as outras equipas do país. Basta as empresas acreditarem que no interior temos boas equipas, boas organizações e começarem a ver essas equipas da mesma forma com as da Praia, Sal, S.Vicente, etc. Basta analisar o que se tem feito e está a ser feito, mesmo com os parcos recursos disponíveis.

Blogger: Qual é a relação do Barcelona com comunidades Tarrafalense e não só, além da diáspora?

Presidente BT: Considero ser excelente. É uma relação que já vem desde a sua fundação e, sempre foi o clube mais popular do concelho depois do extinto Bala. As sucessivas direcções tem pautado para manter e fortalecer este relacionamento e, esta não foge à regra. Este relacionamento não é apenas no aspecto desportivo, mas também social, onde estamos a tentar cria uma base maior para melhor poder e responder às solicitações. Só a título de exemplo, no início da época, em parceria com a empresa Expo_Arte, conseguimos distribuir alguns KITS escolares, para alguns miúdos mais carenciados do concelho. Da diáspora temos recebido imensas mensagem de incentivo e de apoio ou que nos encoraja a fazer cada vez mais.

Blogger: Com será a relação desta direcção com os outros clubes do concelho?

Presidente BT: Acho ser uma relação normal entre os adversários, baseando no mútuo respeito, duma concorrência saudável, própria dos clubes desportivos. Deixaremos aqui bem claro, que está direcção, está e estará sempre aberta, disponível para um relacionamento saudável, de dialogo e entendimento com todas as demais direcções dos clubes do concelho e não só. Basta analisar o nosso relacionamento com os clubes de outros concelhos, particularmente com alguns da praia, onde temos negociações avançadas para assinatura de protocolos. Por exemplo com o Bairro, desde a anterior direcção tivemos um relacionamento eficaz, onde nos ofereceu alguns materiais desportivos; o mesmo posso dizer em relação à Boavista da Praia.

Blogger: Com que jogadores conta o Barcelona para este projecto?

Presidente BT: Essencialmente com os que temos neste momento, por considerá-los os melhores e, com todos os que estão disponíveis para conjuntamente, continuármos a construir esta grade família.

Blogger: Como tem sido estes 3 meses á frente do Clube?

Presidente BT: Está a superar as nossas expectativas. Está a ser um desafio aliciante e muito motivador. Já tínhamos a noção do desafio e da dimensão do clube e da sua massa adepta. Mas para lhe ser franco não espera tanta vontade de fazer, tanta solidariedade entre todos os integrantes, sem excepção. Não seria fácil se não tivéssemos recebido a colaboração de todos, essencialmente da direcção cessante.

Blogger: Qual é a actual situação do clube, em relação a instalações e ao número de associados?

Presidente BT: Neste momento a nível de associados, infraestrutural desportivas, não temos nada. Nesses 3 meses conseguimos algum fundo e com os que encontramos no clube, fornecemos a todos os atletas Botas e caneleira, proporcionando-os o mínimo para o arranque da época. Na medida das nossas possibilidades, contando sobretudo com apoio de pessoas amigas do Tarrafal e do Barcelona em particular, pontualmente estamos a dar prémio de jogos aos nossos atletas, como forma de louvar os esforços e as suas abnegações em defender as cores do clube. Também faz falta ressalvar, mais uma vez, que graças à parceria, com os Belenenses, numa das minhas deslocações a Lisboa, também conseguimos um par de equipamentos, que aproveito para agradecer a essa grande instituição, que tem sido uma grande parceira nossa. Na semana passada arrancamos com a campanha “UM SÓCIO UM AMIGO E, UM AMIGO UM SÓCIO” e, neste momento decorrido dois dias já conseguimos umas vintenas de associados pagantes e, é nosso objectivo até o final do nosso mandato ter pelo menos uns 500 sócios.

Blogger: Maior desafio a frente do clube?

Presidente BT: Conseguir devolver ao clube o lugar que sempre ocupou no futebol Cabo-verdiano, de Santiago e no Tarrafal em particular. As pessoas sempre habituaram a verem o Barcelona a ocupar os lugares cimeiros, e, um dos nossos objectivos, consiste em construir um clube que participa com regularidade no campeonato nacional e participar também nos torneios internacionais, sobretudo nos países onde temos uma forte comunidade Caboverdeana no geral e Tarrafalense em particular.


Celso Soares – Presidente da Direcção

8 comentários:

  1. Aí está uma excelente entrevista do nosso amigo Celso Soares.Humilde á sua altura e com carácter sério e decidido.

    Barcelona fez uma boa escolha.Eu que conheço bem este clube e as pessoas que estão á frente, penso que farão um excelente trabalho e todos os Tarralenses sairão a ganhar.Este homem é filho de pobre e conhece bem tudo o que tem a ver com o desporto no Tarrafal, para além de lidar sempre bem com todos.Este filho de Ponta Lagôa vai ajudar muito o futebol no Tarrafal e no interior.Aí vai uma direcção que diz coisa com coisa.

    ResponderEliminar
  2. Força Celso.Quem ki concheu ta dau bu valor.Sempre bu apoia todo mundo dum forma mutu humilde.João de Pina,Paulo,Mário,Sabata, Aduzindo...enfim tudu bus amigos e familiares ta fala bem di bó.Bu sta sempre disponivel pa és e pa familia.

    Tarrafal ta agradece.

    ResponderEliminar
  3. Grande entrevista.Fidjus di Tarrafal sta unido hoje na PT, na USA, na França.

    Unido nós é forte.ès é um entrevista di união, di paz cu nós e ki ta representa um povo humilde ma inteligente.

    ResponderEliminar
  4. Preto USA:
    Parabéns Celso, bu sa mostra ma Tarrafal tem grande potencialidades. Acho que ninguém ca tem nada de fla de quem novo equipa li de Barcelona que cre eleva desenvolvimento de Desporto na Concelho e interior de santiago. Pessoas sta contente mesmo que quel trabadjo que dja nhod começa fazi, ali na USA tudu maltas de tarrafal que consulta Blog sta contente mesmo, tudu ta fla mes sa fica mas perto de Tarrafal cu quel divulgação de Barcelona na Blog, que é grande. Força maltas, e parabéns pa nhos teni um mudjer na nhos direcção tb, nca gonxi mas, parabéns. Viva Barcelona, Viva Tarrafal. Força Celso e Ponta Lagoa.

    Preto na USA

    ResponderEliminar
  5. Completamente interessante.Nu tem ki eleva nomi di nos concelho.Tarrafal é sabi ma jal foi más sabi.Nha tio foi jugador di Bala.Já dura nu ca odjaba futebol di Mangui tão alto.Hoje nu podi bai tudo cau e fla ma nos ki sta manda na futebol di interior.Celso nca conchel dretu ma nha tio flam ma sé pai Pepeio foi grandi adepto di Bala e impulsionador di futebol na Tarrafal.

    Sima é ta flaba hora ki Tchótchó dá kel dedada...

    Força maltas di Barça.Nu ta fazi tudo pa nu apoia nhós pa nu sta lá di riba.Boa entrevista Celso.

    ResponderEliminar
  6. Olé,olé´,olé...Barça dipos di dos anos fraco na campeonato eis ki dja nu regressa em força.Estrela parabens pamó bu qualifica també.Pena pamó Varandinha ou Rela Junior ca completa lista pa nu fazeba di 3/3.Ma foi bom ter 2 times di Tarrafal.

    Nu ta apoia kes dos na proxima fase.Ganda Tarrafal.

    ResponderEliminar
  7. Tarrafal de parabens. Quela nós tudo no sabe ma tarrafal, oras que pessoas cre tá faze cuzas e bem feito. Nu dexa di mesquinhice nu uni, pamodi si nu odja tudo lugar avança e nós nu para na tempo. Primeiro pamodi tudo alguém ta fuge...e mi só ta dexan feliz, ora qin odja un alguém cu capacidade de Celso Rosa ta preocupa cu cuzas na tarrafal....ta dexa mesmo feliz...se nu odja tarrfal ten di qés midjores quadro de cabo verde e Celso é un dés...trabadja na Portugal e nu ta staba djuntu,,,mas é ta falaba sempre na si tarrafal...é dexa é bai...e pa o quin sabe tudo semana é ta stá la na meio dos seus...rapazes ca nu ten inveja...ora qé si nu apoia...da ta otos força pa ben e faze também, sima Celso, Duca e maltas....Um Abraço Tarrafal - Força Barça, Estrela e tudo otos time...mas nhós pensa na oto época cu força e cu menos time. Nhós de xa rapazes trabadja e dejas sunha sima sés presidente fla....FORÇA CELSO....ABÓ É NÓS LIDER

    ResponderEliminar
  8. Timas:
    Força Celso e nova Direcção, nu sa ta apoia nhos 100%. Ai, nha povo de Tarrafal, nu uni nu leba Tararafal pa frente. Celso e companhias, força nes nova batalha pa Barcelona e de certeza que só ta bem ganha é desporto de tarrafal. Parabéns Barcelona pa tenenu informado, dja dura nu ca odjaba criatividade assi. Olé Barcelona, Viva Tarrafal.

    ResponderEliminar

Este fórum está moderado a priori, a sua mensagem só será publicada depois de ser validada pela pessoa que gere o Blog. Agradecemos a sua visita.