quarta-feira, 25 de março de 2009

Entrevista do Presidente da Federação Caboverdiana de Futebol ao Blog de Barcelona

Após a tomada de posse da nova direcção de Barcelona Tarrafal (dia 21 Março), o Presidente da Federação Cabo Verdiana de Futebol, Sr. Mário Semedo, que também é membro do Comitê Disciplinar da organização desportiva mundial, concedeu uma entrevista ao Blog de Barcelona Tarrafal.

O Sr. regressou recentemente da sede da FIFA, onde se encontrou com o presidente. Em breves palavras faça um balanço deste importante encontro.
Estive em Zurique para participar na reunião da Comissão de Disciplina da FIFA, de que sou membro, e aproveitei a ocasião para me encontrar com o Presidente Blatter. Neste encontro falamos sobre o futebol caboverdiano e foi com orgulho e satisfação que pude constatar o apreço e a admiração que o Presidente tem para o nosso futebol, fazendo uma avaliação bastante positiva do que vem sendo feito. Na altura fiz ao Presidente da FIFA um pedido especial de financiamento de uma relva sintética para a Ilha da Brava, pedido que foi favoravelmente acolhido. Portanto, consideramos que o encontro foi muito proveitoso e com resultados concretos.

Como vai o futebol em Cabo Verde?
O nosso entendimento é que o futebol caboverdiano vai bem e em franco desenvolvimento nas várias vertentes, desde a infraestrutura, formação, competições desportivas internas, selecções, etc. Esta não é apenas opinião minha mas de uma grande maioria das pessoas que estão no futebol e que acompanham com atenção o futebol.Estamos num processo de reestruturação e reformas a todos os níveis e alguns resultados estão já à vista e outros virão a aparecer a curto e médio prazos.

Que perspectivas para o futebol de Santiago no geral e Santiago Norte em Particular?
O futebol santiaguense é cada vez mais competitivo mas terá que se organizar melhor e, sobretudo, terá que haver mais fair play e melhor entendimento entre os vários agentes desportivos. O Santiago Norte, com o surgimento dos campos relvados está-se a criar oportunidades que devem ser aproveitadas pelos clubes desta região desportiva que tem muita potencialidade em termos de recursos humanos. Mas é necessária mais organização, disciplina e planificação.

Sei que desde o tempo do antigo presidente de Barcelona, o Sr. Zepas houve sempre bom relacionamento entre a federação e este clube. Há algum motivo especial?
A Federação tem sempre boas relações com todos os clubes , aliás, de outra forma não poderia ser. Com o Barcelona, sempre soubemos avaliar e reconhecer o esforço dos seus dirigentes, especialmente o nosso saudoso Zepas que, mesmo sendo um defeciente físico tinha uma vontade férrea de fazer avançar o futebol no Tarrafal e em toda a região norte.

Como vê esta nova equipa directiva do Barça, liderada pelo Sr. Celso Soares. Conhece algum dos membros desta liderança?
A nova Direcção é composta por pessoas jovens que gostam do futebol e com capacidade e visão de gestão desportiva numa perspectiva de desenvolvimento, como aliás, vem -se notando, através de algumas accções já realizadas neste curto espaço de tempo.Portanto, acreditamos que vão marcar uma nova era do Barcelona e , quiçá, do futebol na região norte e, em particular, no futebol tarrafalense. Conheço os membros da actual Direcção e alguns são meus amigos e nos relacionamos correntemente, casos do Presidente Celso, do Paulo e do Valdir.

Há grandes potencialidades no futebol norte de Santiago. Com as actuais infra-estruturas há muita melhoria. Concorda comigo que hoje o futebol no interior está á aproximar-se aceleradamente da média nacional?
Tendencialmente é isto que se está a constatar. Contudo, é preciso humildade , ambição e muito trabalho, pois não tenho dúvidas que existem potencialidades para tal.

Está a decorrer no Centro Estagio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, formação nível C para treinadores futebol. Os treinadores do interior de Santiago estão a participar nesta formação?
O curso licença C que está a decorrer contempla as duas regiões de santiago, norte e sul.Portanto, confirmo que estão a participar os treinadores da região norte.

Tarrafal depois de muitos anos, falando de Bera, Julinho de Ambrósio que jogava no Boavista, hoje vê o Tom a ser convocado. Como vê esta chamada a selecção nacional deste Tarrafalense?
Vejo -a como um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na região norte e , especialmente, no Tarrafal.É também um sinal claro que a Federação está atenta a todas as regiões desportivas do país e é ainda um incentivo aos atletas da região norte que, seguramente, existem outros valores que terão as suas oportunidades.

Há boas equipas no Tarrafal. Há também uma grande rivalidade entre Barcelona e Estrela. Alguma palavra desportista para esses clubes e dirigentes?
A rivalidade no futebol é salutar mas é bom e desejável que se não se confunda rivalidade com agressividade, desrespeito e indisciplina. Pelo que conheço das Direcções das duas equipas que são compostas por pessoas educadas, inteligentes e bons desportistas, quero crer que a rivalidade situar-se-á apenas na competitividade das equipas dentro do campo.

Como vê hoje o Tarrafal?
Vejo o Tarrafal como um Concelho com potencialidades, com muita juventude e que que tem conhecido progressos assinaláveis.

2 comentários:

  1. Eis uma grande entrevista do carismático Mário Semedo. Um homem a manter na Federação Caboverdeana de Futebol por mais uns 8 anos se quisermos aspirar a manter a confiança da FIFA e o equilibrio no futebol Caboverdeano e Regional.

    Neste momento está a decorrer formação em todas as vertentes no futebol Caboverdeano.Os treinadores, dirigentes e árbitros estão a receber difentes capacitações ao mais alto nível.Pena que os árbitros continuam a não justificar tais investimentos.

    Importa ter á frente do futebol este homem capaz, visionário e eficiente.Cabo Verde merece.

    ResponderEliminar
  2. quero dizer que a federaçao caboverdiana de
    futebol para valorizar futebol tarrafalense e do
    interior porque tem bons jogadores e precisam
    sempre de apoios e agora o nosso futebol tem um
    fenómino chamado tom!!!

    ResponderEliminar

Este fórum está moderado a priori, a sua mensagem só será publicada depois de ser validada pela pessoa que gere o Blog. Agradecemos a sua visita.