quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vindo Anseia Representar a Selecção Nacional de Futebol

Aos 31 anos, o guarda-redes Benvindo Oliveira, conhecido nas lides desportivas por Vindo, emigrante em França e guarda-redes da equipa amadora do primeiro nível gaulês, Uja Alfortville, Divisão CFA, Paris, aspira concretizar o seu grande objectivo da sua carreira futebolística: defender a baliza de selecção principal defutebol de Cabo Verde. O atleta que conquistou dois títulos de campeão de Santiago Norte dasegunda divisão (interior de Santiago), antes da sua partida para a França, ao defender a baliza do Barcelona do Tarrafal, ainda no reinado do malogrado activista desportiva Zepas, mostrou, ainda, a sua classe na primeira linha do futebol de Santiago Sul, no estádio da Várzea, como guarda-redes do Desportivo da Praia.Vindo chegou a França em Junho de 2000, iniciou as suas actividades futebolística numa equipa distrital de Paris, tendo sido resgatado pelo antigo avançado do FC Porto, Jorge Plácido, que o conduziu para asua actual equipa.
Com o emblema de Uja Alfortville, o guarda-redes, nascido e criado navila turística de Mangui, conquistou o campeonato da Zona Paris durante três anos consecutivos, tendo tido um papel determinante nas sucessivas subidas do nível da sua agremiação.

Nesta cidade das luzes, este guardião mostrou a sua raça nos torneios internacionais envolvendo comunidades cabo-verdianas e estrangeiras, tendo sido, sistematicamente, distinguido com o título de Melhor Guarda-redes, tanto nas provas disputas em França, como nas realizadas em Holanda, Luxemburgo e na Suiça. Guarda-redes titular da selecção da comunidade cabo-verdiana em França, Vindo Oliveira tem como a sua ambição desportiva maior vestir a camisola da selecção nacional, pelo que diz estar à espera de uma oportunidade da equipa técnica chefiada pelo seleccionador nacional, João de Deus, para mostrar a sua performance e “dignificar o país que me viu nascer e pelo qual preservo a sua identidade". Aí está. A determinação de um guarda-redes que quer mostrar a sua raça na baliza da selecção nacional e dar a sua contribuição a Cabo Verde.

Por Simão Rodrigues - Jornal "A Nação"

14 comentários:

  1. Antes de mais,como amigo que o acompanhou desde a fase inicial da sua carreira no clube desportivo Barcelona,sublinho e assino em baixo os rasgados elogios aqui deixados sobre o Benvindo de Oliveira (Vindo).E sem mais comentarios,è com grande certeza e credibilidade que este sera uma mais valia para as redes nacionais caso venha a concretizar,o seu grande sonho para o qual o desejo a maior sorte. Ruy Macedo

    ResponderEliminar
  2. É mais uma valia para nossa selecção e com orgulho para os tarrafalenses e aqueles que acreditaram nas qualidades do Vindo, aquele que foi sempre os um melhores, senão guarda redes do Tarrafal. Força VINDO, nós acreditamos. NINO

    ResponderEliminar
  3. Mais um filho de Tarrafal com boas intenções,em ajudar o seu Pais e orgulhar a Nação. Façam pelo amor, que este rapaz dedica ao futbol desde criança, com convicção responsabilidade de que lhe é reconhecido. Grande (Vindamme). Benvindo de Oliveira demoraram muito, mas acho, que é desta vez, por isso, para de sonhar e prepara para viver. estamos juntos nesta.Gerson Lima.

    ResponderEliminar
  4. Estou muito encantado com esta reportagem, pois que Vindo merece, pelo menos uma oportunidade para vier a selecção de Cabo Verde. Fico satisfeito com esta reportagem tamb´+em publicado no jornal ANação porque foi escrito por um conceituado jornalista de Cabo VErde e que já ganhou prémios há poucos anos como o Mehor Jornalista Desportivo de Cabo Verde, Simão Rodrigues.
    FOrça Vindo, o teu dia está para breve. Nós ke di fora.

    OLívio Pires Mendes, "Otaka".

    ResponderEliminar
  5. Yeah, nunca e tarde pa realiza sonhos, i e sempri bom i gratificante o ki nu ta odja jovem ku talento ku vontadi i amor a patria pronto pa da si contributo pa Cabo Verde. Nes sentido li nu ta pidi i nu ta apela FCF pa da VINDO oportunidade pe mostra si qualidade, i kantu ke bali. Sinceramenti ami n ta credita assim como tudu alguem ki concheu ta credita ma ja ja bu ta enverga camisola di nos tudo. forsa Vindo, bu dia ta tchiga ja. TCHOTCHU

    ResponderEliminar
  6. nta kredita viamente ma kel atleta li é portador de um grande talentu,e mi nunka n'duvida id kel li, e ki é pode ser um mais valia pa nós seleson ki nós tudo nu kre odja ta ivolui e atingi um patamar mais altu na ranking di futebol mundial.ka nu para e nem dexa di sunha ma nós nu podi djuda nós terra naundi nu ta xinti ma nu podi djuda.força Vindo bu ta txiga la.
    abraço pa tudo cabo-berdianus ki kre da si apoiu

    ResponderEliminar
  7. realemente é necessario levar em conta o amor que este jovem tem em dar o seu contributo ao nosso país, qualidades nao lhe falta, muito mais para quem ja teve varias oportunidades em ve-lo a demostrar e de que maneira...vindo estou contigo , força o teu dia vai chegar concerteza.

    Oscar Levy "samay"

    ResponderEliminar
  8. ...tudo tem si tenpo serto de baixo de sol,, e sol dja stà ta brilha na kaminho de bodona,um joven ki tem arti de defeza entri posti, ku nho na baliza ta defende kor de cv è um sonho de nos tudo,um joven, ki des di pikinoti ki tem dado alegria so ku kes grande defeza ki ta deixa alguem ku kabelo labantado na kabesa... força bodona

    ResponderEliminar
  9. VINDO - PREJUDICADO DESCONHECIDO OU IGNORADO
    É bom saber que um amigo de infância venceu, fora de portas, no sempre difícil futebol francês, agora só continuar a lutar e esperar pelo reconhecimento.
    Seria muito bom que todos os atletas cabo-verdianos tivessem um sonho igual, «o sonho de vestir nossas camisolas e suar por ela» porque se tal acontecesse, teríamos muitos títulos já ganhos, pois temos muitos e bons atletas ao serviço de outras nações, que quase nunca os reconhecem.
    E podem estar certo ninguém é tão feliz servindo outro pais como aquele que serve a sua própria pátria.
    Mas também é verdade que muitos como Vindo não atingiram patamares mais elevados porque faltou trabalho das autoridades cabo-verdianos que não têm criado condições a prática do desporto. Não se pode pensar que meia dúzia de relvados e placas desportivas resolvem os problemas, mas é importante criar centros de formação académico para formar desde profissionais ate formadores dos mesmos, essa é a única maneira de levar o país a um bom porto, o porto da vitória.
    Hoje tudo tem estado a melhorar nas ilhas, certo que, à um ritmo muito lento, e continuando sem chegar aos cantinhos de onde realmente saíram grandes HOMENS. Pois cabo verde ainda é aqueles pais muito centralizado, onde tudo se cria nos grandes centros urbanos.
    Falando em exclusivo do Tarrafal de onde tem saído alguns bons atletas é triste que 34 anos após a independência parece que a terra da morte silenciosa continua muito lento no seu acordar.
    Mas é verdade que depois de muitos anos brilhando no futebol francês nunca nenhum dirigente desportivo cabo-verdiano tenha ido ver sequer quem é o Benvindo oliveira «Vindo».
    A verdade é que os nossos dirigentes só conhecem aqueles que jogam no futebol português.
    Por isso e só por isso muitos outros Vindos não chegaram as selecções nacionais desportivas.
    Gostaria que alguém competente me mostrasse que eu estou errado, mas não com palavras, mas sim com trabalho e atitude, fica desde já um alerta ao seleccionador nacional, João de Deus, pessoa que decerto nada sabe de Cabo-verde, esta aqui uma oportunidade para demonstrar sua capacidade como treinador, e vontade de conhecer Cabo Verde, saia de cabo verde viaja pela diáspora cabo-verdiana e de certeza que vai perceber tudo que tem faltado a Cabo Verde.
    Para terminar espero que o vindo alcance o sonho e relembra aos cabo-verdianos os anos de glória em que Berra foi o Nº 1, o Rei e o senhor daquela tão ambiciosa baliza.

    ResponderEliminar
  10. sempre ta bodona riba la na tope
    realidade e um sonho possivel força tem tudo pa ser real um abraço de tchide minda pa vindo e tudo de barcelona sempre na top

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais quero parabeliza-lo e como amiga tenho que dizer que estou muita orgusolha.A Selecao so tem a ganhar com a chamada do Vindo.É um jovem com grandes qualidades,muita vontade de vencer e que tem muita vontade de jogar pela sua selecao,meio caminho andado para lutar até não mais poder para honrar a sua camisola.Acredito sinceramente que vai ser o grande guarda-redes da Selecao no futuro próximo.Viva o Barca e a Selecao.Vanda(Londres)

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais parabens pelo esforço primo. Porque cada um de nós temos que alcançar objectivos na vida futura,certeza tens mais a alcançar,continua assim mais cedo ou mais tarde vai ser um exemplo para o nosso pais e não só,esperança é ultimo a morrer força ok... familia

    ResponderEliminar
  13. anho e numero 1 na cv,pa me um dos melhores guarda redes q parxe na pais por isso tuh i mas ninguem merexe o praxer de defender a balisa da nossa selecao...por isso ami un sta li pam apoiau em td pa bu futuro futebolistica!!!e pena pk ate hj poucos jogadores tarafalences e chamado a selexao isto apesar de la ixistir dalentos de sobra,mas sonho de tarrafalense a representa selexao ca ta caba e nu ta continua pa luta pa isso




    vindo forxa la
    bu sabe ma sima e poco
    rei das balixax homy q da prova
    dexa marca pa tudo sitio onde pizou
    por isso es um orgulho e um dia quero ver t a representar a nossa querida selexao


    abraxo
    jorginho

    ResponderEliminar
  14. EXCELENTE GUARDA REDES, SEM DUVIDA QUE BU TEM LUGAR NA NOS SELEÇON, NTA ESPERA MA ANTES DE BU CAREIRA FINDA SELECCIONADOR TA DAU KEL OPURTUNIDADE PA BU MOSTRA NA NOS SELEÇOM KEL Q BU SABE FAZE... FORÇA NHA COMPAS... ABRAÇO!!!

    ResponderEliminar

Este fórum está moderado a priori, a sua mensagem só será publicada depois de ser validada pela pessoa que gere o Blog. Agradecemos a sua visita.