Barcelona Tarrafal derrotou o Juventude por 3 bolas a 0 e classifica como 1º do seu grupo para a 2ª fase do campeonato de futebol na zona norte de Santiago.
No grupo de Barcelona passou ainda mais duas equipas do Tarrafal. A primeira fase do campeonato regional Santiago Norte (grupo norte) ficou manchada pela utilização indevida do jogador Nhuma por parte da equipa dos Estrelas dos Amadores, jogador este que tinha ficha assinado pelo Barcelona (ver foto do jogador na lista dos jogadores inscritos pelo Barcelona para esta época no Blog).
Tudo indica que a Associação Regional de Futebol Santiago Norte, não vai penalizar a equipa que utilizou Nhuma e nem jogador. É assim, o futebol em Santiago Norte, com falta de comparência das equipas para a última jornada do campeonato (1ª fase), com utilização endivida dos jogadores. Talvez nenhuma das equipas tenham expressado o seu protesto junto da Associação.
Onde vai parar a organização do nosso campeonato? De quem é a culpa? Do atleta, da equipa que utilizou o atleta indevido, da Associação? Quem serão os lesados?
Maria José Freire
terça-feira, 23 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. O processo de identificação e atribuição de culpa pode se dar no plano subjectivo, intersubjetivo e objectivo.
ResponderEliminarNo sentido subjectivo, a culpa é um sentimento que se apresenta à consciência quando o sujeito avalia seus atos de forma negativa, sentindo-se responsável por falhas, erros e imperfeições. O processo pelo qual se dá essa avaliação é estudado pela Ética e pela Psicologia.
No sentido objectivo, ou intersubjetivo, a culpa é um atributo que um grupo aplica a um indivíduo, ao avaliar os seus atos, quando esses atos resultaram em prejuízo a outros ou a todos. O processo pelo qual se atribui a culpa a um indivíduo é discutido pela Ética, pela Sociologia e pelo Direito.
Culpa é de Presidente... é di Nhuma... é de
Estrela